|
Para ampliar o envolvimento e o aprendizado
fundamentamos nossas ações na Andragogia (Educação
de Adultos) e no Ciclo de Aprendizagem Vivencial. Através
destas duas estratégias, promovemos a Educação
de Laboratório, utilizando técnicas que buscam associar
os conteúdos vivenciados com a prática diária
dos participantes. As etapas do ciclo são percorridas em
diversos níveis, conforme os objetivos definidos.
Como base teórica utilizamos, entre outras, a Análise
Transacional, Dinâmica dos Grupos, Psicodrama, Psicologia
Corporal e Metodologia Experiencial (Treinamento ao Ar Livre).
Através destas estratégias e base teórica,
estruturamos nossos cursos de forma participativa, prática,
envolvente e dinâmica. Assim os participantes aprendem com
maior eficácia.
Benefícios da metodologia:
• Gera maior envolvimento, motivação e espontaneidade.
• Aumenta a retenção do conhecimento.
• Promove a autonomia dos participantes.
• Favorece a resolução de problemas e processo
decisório.
• Potencializa a capacidade para superação de
desafios.
Veja abaixo, uma descrição das etapas da aprendizagem
que praticamos nos nossos cursos e eventos:

ATIVIDADE
Atividades desenvolvidas em diversos ambientes e estilos
Em sala (indoor):
• Dinâmicas de grupo.
• Dramatização e teatro espontâneo.
• Filmes.
• Jogos de empresa.
• Jogos cooperativos.
• Simulaçoes.
• Vivências, entre outros.
Ao ar livre (outdoor):
• Atividades em água: rafting e floating.
• Arvorismo.
• Caminhadas de aventura.
• Circuito de desafios na natureza em solo e no alto.
ANÁLISE
Os fatos, sentimentos e idéias decorrentes das atividades
sao compartilhadas em um processo diagnóstico pessoal e da
equipe que favorece:
• Reconhecimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes
envolvidos.
• Auto e hetero-percepcão.
• Autoconscientização das competências
pessoais.
CONCEITUAÇÃO
Construção de novos saberes através da estruturação
das análises realizadas e correlações com conhecimentos,
idéias e teorias, promovendo:
• Compreensão do significado da experiência,
• Entendimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes envolvidos,
• Elaboração de conceitos e mapas cognitivos.
• Revisão de paradigmas e modelos mentais.
APLICAÇÃO
Elaboração de conclusões baseadas nas análises
e conceitos, direcionando a aplicação do aprendizado
no dia-a-dia.
Algumas estratégias utilizadas nesta etapa:
• Apresentaçao de técnicas e ferramentas.
• Auto-avaliacao e identificacao de oportunidades de mudança.
• Associação dos conteúdos vivenciados
com a prática diária.
• Desenvolvimento de planos de aplicabilidade.
• Elaboração de contratos pessoais de mudança.
|
 |
|
“O
que eu escuto, eu esqueco
O que eu vejo, eu lembro
O que eu faco, eu aprendo”
Frase atribuída a Confucio e
que traduz a idéia do ciclo de aprendizagem vivencial.
Confúcio, sabio chinês
que viveu entre 551 e 479 a.C.e que dedicou grande parte de
sua vida à educação. |
|
|
EVOLUI - Desenvolvimento Humano
CURITIBA: Fone/Fax: (+55 41) 3022.1110
FOZ DO IGUAÇU: Fone/Fax: (+55 45) 3028.1110
[email protected]
|
|